Protetores da Floresta

Ecologia - Natureza - Fauna - Flora - Mitos - Elementais

sábado, 16 de julho de 2011

Gruta Rei do Mato - Sete Lagoas - Minas Gerais - Brasil





O Curioso nome da gruta tem origem na lenda de que um homem de identidade ignorada, possivelmente fugitivo da Revolução de 1930, teria habitado o local. O eremita atraiu a curiosidade dos habitantes de Sete Lagoas, na região central do Estado, e foi chamado de "Rei do Mato".

 A Gruta Rei do Mato localiza-se em Sete Lagoas às margens da BR-040, a 62 quilômetros de Belo Horizonte (MG). Sua entrada se dá através do trevo de acesso a cidade.

A Gruta Rei do Mato possui quatro salões, que são percorridos nos 220 metros de extensão e 30 de profundidade. As formações de estalagmite da gruta chamam a atenção de geólogos de todo o mundo. São raras as duas colunas cilíndricas com diâmetro de aproximadamente 25 centímetros e 12 metros de altura, localizadas em seu último salão. Nenhuma gruta brasileira tem esse tipo de espeleotema em seu interior

  Pinturas rupestres, feitas com sangue e gordura vegetal, de seis mil anos atrás, foram encontradas na Grutinha, anexo da Rei do Mato. Também foram descobertas ferramentas indígenas petrificadas, em perfeito estado, que hoje estão em laboratórios de estudos científicos. A Grutinha expõe, também, uma réplica do Xenorhinotherium bahienses, animal herbívoro que habitou Minas, Bahia e sul de São Paulo, há cerca de seis mil anos.

 Monumento Natural Estadual Gruta Rei do Mato
 
Criado através da Lei nº 18.348, de 25 de agosto de 2009, a unidade de conservação Monumento Natural Estadual Gruta Rei do Mato tem como objetivo proteger a integridade dos ecossistemas cársticos, valorizando o patrimônio espeleológico, arqueológico, paleontológico e histórico-cultural da Gruta Rei do Mato e seus arredores.

INFORMAÇÕES E AGENDAMENTO DE GRUPOS

 Telefones: +55 (31) 3771-5258 / 3773-0888 / 3773-6465

 Endereço: Rodovia BR 040, km 472 – trevo de acesso a Sete Lagoas (MG)

 Horário de funcionamento: 8h às 16h30 – todos os dias

 Preço: R$ 10,00

Meia entrada: crianças e adolescentes de 6 a 17 anos; estudantes acima de 17 anos com carteira estudantil e idosos acima de 60 anos. Criança até 5 anos de idade, acompanhado dos pais, não pagam




Nenhum comentário:

Postar um comentário